terça-feira, 2 de abril de 2013

Oração do Ângelus



por Vinícius Rangel

Anunciação do Anjo
A Oração do Ângelus, também conhecida como Toque das Ave-Marias, é o momento quando os católicos relembra a anunciação do anjo Gabriel a Maria. É um momento de orações e preces, geralmente rezado às 6h, 12h e 18 horas. 

O nome da oração vem da frase: Angelus Domini nuntiavit Mariæ – o anjo do senhor anunciou Maria. Não há uma data, ou local onde a oração foi criada. É conhecida como sendo de origem popular e foi muito praticada pelos franciscanos.

O Papa Paulo VI, em uma de suas encíclicas marianas, pediu a todos os fieis que conservassem o piedoso exercício do Ângelus. Ainda nos dias atuais, os Papas rezam a oração aos domingos junto com os fieis, na praça de São Pedro.  


"Angelus"

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave Maria…

V. E o Verbo divino encarnou.
R. E habitou no meio de nós.
Ave Maria…

V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Período Pascal

No período Pascal, a igreja substitui a oração do Ângelus, pela oração Regina Coeli – Rainha dos Céus. A oração também é rezada, nos mesmos moldes e horários, porém  fazendo referência a ressureição de Jesus

"Regina Coeli"

V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!

V. Ressuscitou como disse, Aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!

V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos.
Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário